Como distinguir a sua empresa da sua concorrência?

Como tornar a sua empresa a única escolha possível na mente do consumidor quando ele pensa em adquirir os seus serviços ou os seus produtos?

O primeiro passo para conseguir isso é definir a sua USP - Unique Selling Proposition, ou se quisermos, podemos dizer qual é a sua "Proposição de Valor Único", que o permite distinguir-se da sua concorrência, de modo a que não seja "mais um entre muitos".

Então como se define a sua "Proposição de Valor Único"?

Embora, as perguntas que vou colocar a seguir, não representem todo o processo para definir a sua "Proposição de Valor Único", se souber responder a elas, já serão um bom primeiro passo.


  1. Qual a razão que o levou a fundar a sua empresa? ( Qual foi a sua paixão? )

  2. Porque os clientes compram de você? ( Você tem que perguntar-lhes )

  3. Se eles não estão comprando de você agora porque deveriam eles comprar de você?

  4. O que o torna diferente da sua concorrência? Melhores garantias? Melhores serviços? melhor qualidade? etc. etc.

  5. Quais são exactamente os benefícios dos seus produtos e serviços para os seus clientes?

  6. Existe um "vazio" no mercado, que a sua empresa pode preencher? ( Um bom exemplo é o da Domino’s Pizza “Pizza delivered in 30 minutes or less or it’s Free” ) .


Quando você tiver as respostas para estas perguntas e conseguir construir numa frase, 90 palavras ou menos, a sua "Proposição de Valor Único" pergunte novamente "Por que as pessoas deveriam fazer negócios com a minha empresa e não a minha concorrência?", e mais importante do que tudo "Sou capaz de executá-lo?", pois é muito importante que a sua "Proposição de Valor Único" corresponda exactamente à experiência e expectativa que prometeu aos seus clientes, nunca deverá ser apenas uma "imagem" sem substância, o que significa que você tem que ser capaz de entregar exactamente aquilo que a sua "Proposição de Valor Único" promete.

Enquanto não conseguir definir qual a sua "Proposição de Valor Único" não estará a maximizar todos os recursos, quer monetários, quer em tempo, em atrair novos clientes à sua empresa, pois estará a deitar dinheiro pela janela fora se não conseguir que a sua empresa seja a única escolha possível na mente do consumidor quando ele pensa em adquirir os seus serviços ou os seus produtos.



Muito Obrigada, e pode contar comigo no que eu lhe puder ser útil,
Maria Spínola
http://www.crescimentoempresas.com/
"Fazer crescer o seu negócio, é o nosso negócio"

P.S. Como disse anteriormente, as perguntas aqui colocadas não representam, nem de longe, todo o processo para definir a sua "Proposição de Valor Único", e hoje em dia com a enorme concorrência, cada vez é difícil defini-lo. Se necessitar de ajuda para definir a sua "Proposição de Valor Único" entre em contacto com Maria Spínola quer através do número (+351) 91 293 05 19 ou através do email: crescimentoempresas@gmail.com

P.P.S. Espero que o artigo, que acabou de ler, lhe tenha sido útil de alguma forma, e porque quero compensá-lo pelo tempo que dispensou a ler este artigo, gostaria de oferecer-lhe completamente GRÁTIS um "Diagnóstico: Está a Maximixar os Recursos Existentes na sua Empresa?" que encontra em http://www.crescimentoempresas.com/