quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A Estratégia e o Crescimento

Se identificarmos crescimento como algo natural e são, então podemos dizer que a estratégia utilizada pelos criadores de um determinado negócio tem de englobar "alguma" forma de crescimento.

O que todos pretendemos é que os negócios cresçam de uma forma sustentada e duradoura no tempo. Falemos de negócios não expeculativos que dependem de processos complexos e se baseiam em vendas.

O crescimento é muitas vezes pouco cuidado ou educado. A maioria das empresas, cresce por exigências de mercado e por volume, poucas vezes por qualidade e eficiência de processos. A palavra crescimento é muitas vezes limitada por directa responsabilidade dos criadores da estratégia original que se deixa corromper por pressões claramente externas à organização.

Queremos ajudar a prosperar negócios como sistemas integrados que dependem de um topo com um rigor intocável na hora de levar um plano estratégico a ser cumprido, independentemente da vontade alheia.

É esta vontade que, não poucas vezes, inibe o crescimento sustentado de muitos negócios. O potencial esperado no arranque do projecto dilui-se na toma de decisões sujeitas a pressão e o rumo e a liderança de longo prazo vendem-se a um preço sem horizontes para além do presente. Hoje temos, amanhã não saberemos, logo se verá.

Como conselho prático, colocamos estas duas perguntas ao topo organizacional:

  1. Existe por parte da organização um plano estratégico de longo prazo? Considere-se 5 anos. Está a ser cumprido? Todos os processos do curto prazo descontam a necessidade de cumprir as exigências do longo prazo? Existe uma clara visão de onde quer chegar a organização em cinco anos? (chegar pode não ser subir ou crescer por vendas, poderá ser somente existir).


  2. Os processos que a organização actualmente detém respondem à gestão e ao cliente? Ou só ao cliente? Ou só à gestão? Estarão os processos preparados para incorporar mudanças (exigidas pela gestão, pelos clientes e pelos fornecedores)?


Se as respostas à primeira pergunta são afirmativas podemos estar no bom caminho para um crescimento sustentado, mas o mais importante é que o topo organizacional nunca deixe de equacionar o porquê da sua missão e adecuar tudo o resto em função da sua existência.

A sua existência deverá liderar sempre, caso contrário o motivo pelo qual foi criada irá desaparecendo e a sua morte anunciada será causada pela competitividade dos mercados e pela mudança brusca das condições do mesmo, onde as estruturas rígidas terão maior dificuldade de mudar comportamentos e/ou inovar.

Abraços,

Ricardo Andorinho

http://topstrategynetworkers.blogspot.com/

ATENÇÃO: Num próximo artigo, ficará a saber a "Formula Mágica" que lhe permite aumentar os seus lucros 37.5% todos os anos! Impossível?! Fique atento aos próximos artigos, e vai ficar a saber qual é essa "Formula Mágica".



Muito Obrigada, e pode contar connosco no que lhe pudermos ser úteis para o crescimento da sua empresa ou negócio,

Maria Spínola
http://www.crescimentoempresas.com/
(+351) 91 293 05 19
crescimentoempresas(at)gmail.com

P.S. Envie por email o seu caso, e logo que possível eu irei dar-lhe uma resposta totalmente gratuita, desde que permita que o seu caso seja publicado. ( Mais informações em : http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/10/como-pedir-ajuda-para-o-crescimento-da.html )

P.P.S. Espero que o artigo, que acabou de ler, lhe tenha sido útil de alguma forma, e porque quero compensá-lo pelo tempo que dispensou a ler este artigo, gostaria de oferecer-lhe completamente GRÁTIS um "Diagnóstico: Está a Maximixar os Recursos Existentes na sua Empresa?" que encontra em http://www.crescimentoempresas.com/