terça-feira, 29 de julho de 2008

Como Divulgar A Sua Empresa, O Seu Negócio De Graça

Depois de ter definido a "Proposição de Valor Único" deverá divulgá-la ao máximo junto da comunidade.


Existem vários métodos, alguns pagos e alguns grátis, e hoje vamos falar de um dos métodos gratuitos ( apenas tem de despender algum tempo e energia para tal ), que são os comunicados de imprensa.


Com certeza que já deve ter notado que no seu jornal local, ou qualquer jornal, rádio, televisão, etc. existem sempre histórias sobre pessoas e produtos ou serviços. Essas histórias são grátis.


Mas para conseguir isso deverá ter um produto ( e aqui produto, pode ser uma pessoa, um produto físico, um serviço, ou mesmo a sua empresa ou negócio ) que chame a atenção dos meios de comunicação.


E como é que você chama a atenção dos meios de comunicação sobre o seu produto?


Todo o produto, à partida, tem uma funcionalidade única, que poderá interessar ao grande público, e é isso que tem de ser transmitido aos meios de comunicação. Afinal de contas os meios de comunicação necessitam constantemente de notícias frescas de interesse geral, e aonde é que pensa que eles vão buscar todas as notícias?


Existem vários tipos de comunicados de imprensa, por exemplo:


1- A tomada de posição de um cargo executivo de uma empresa


2- Eventos e patrocínios públicos ( como e exemplo http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/comunicado-imprensa-mais-de-700.html )


3- Projecções de uma indústria ou segmento de mercado.


4- Tópicos relacionados com as notícias actuais ( como o exemplo http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/macaco-v-macaco-faz-vale-pena-ler.html )


Mas para o seu comunicado de imprensa ser aceite deverá obedecer a determinadas regras:


1- Devem conter 4 componentes básicos: Quem, O Quê, Quando e Aonde


2- Não devem ser apenas propaganda, devem conter apenas factos que sejam do interesse do público


3- A construção apropriada. O que é mais importante deverá estar no início, e o menos importante no fim.


4- Espaçamento adequado


5- Não devem conter erros ortográficos


6- Devem ter sempre o nome e o telefone da pessoa a ser contactada, para que os meios de comunicação possam contactar , caso necessitem de mais informação


7- Devem ter a data do envio do comunicado de imprensa.


8- Devem ter um título que chame a atenção e que seja do interesse do público


Depois de ter construído os seus comunicados de imprensa de acordo com estas regras, envie-os para o maior número possível de publicações dos segmentos de mercado que lhe possam interessar, para os editores de jornais, etc.


Existe muito mais a dizer sobre comunicados de imprensa, que irei abordar em artigos futuros, no entanto o próximo artigo (http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/comunicado-imprensa-mais-de-700.html) é um exemplo prático de um comunicado de imprensa, pois com um exemplo prático, fica bem mais simples entender tudo isto.



Muito Obrigada, e podem contar comigo no que eu lhes puder ser útil,
Maria Spínola
http://www.crescimentoempresas.com/
(+351) 91 293 05 19
crescimentoempresas(at)gmail.com

P.S. Envie por email o seu caso, e logo que possível eu irei dar-lhe uma resposta totalmente gratuita, desde que permita que o seu caso seja publicado. ( Mais informações em : http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/10/como-pedir-ajuda-para-o-crescimento-da.html )

P.P.S. Espero que o artigo, que acabou de ler, lhe tenha sido útil de alguma forma, e porque quero compensá-lo pelo tempo que dispensou a ler este artigo, gostaria de oferecer-lhe completamente GRÁTIS um "Diagnóstico: Está a Maximixar os Recursos Existentes na sua Empresa?" que encontra em http://www.crescimentoempresas.com/