Depois de ter definido a "Proposição de Valor Único" deverá divulgá-la ao máximo junto da comunidade.
Existem vários métodos, alguns pagos e alguns grátis, e hoje vamos falar de um dos métodos gratuitos ( apenas tem de despender algum tempo e energia para tal ), que são os comunicados de imprensa.
Com certeza que já deve ter notado que no seu jornal local, ou qualquer jornal, rádio, televisão, etc. existem sempre histórias sobre pessoas e produtos ou serviços. Essas histórias são grátis.
Mas para conseguir isso deverá ter um produto ( e aqui produto, pode ser uma pessoa, um produto físico, um serviço, ou mesmo a sua empresa ou negócio ) que chame a atenção dos meios de comunicação.
E como é que você chama a atenção dos meios de comunicação sobre o seu produto?
Todo o produto, à partida, tem uma funcionalidade única, que poderá interessar ao grande público, e é isso que tem de ser transmitido aos meios de comunicação. Afinal de contas os meios de comunicação necessitam constantemente de notícias frescas de interesse geral, e aonde é que pensa que eles vão buscar todas as notícias?
Existem vários tipos de comunicados de imprensa, por exemplo:
1- A tomada de posição de um cargo executivo de uma empresa
2- Eventos e patrocínios públicos ( como e exemplo http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/comunicado-imprensa-mais-de-700.html )
3- Projecções de uma indústria ou segmento de mercado.
4- Tópicos relacionados com as notícias actuais ( como o exemplo http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/macaco-v-macaco-faz-vale-pena-ler.html )
Mas para o seu comunicado de imprensa ser aceite deverá obedecer a determinadas regras:
1- Devem conter 4 componentes básicos: Quem, O Quê, Quando e Aonde
2- Não devem ser apenas propaganda, devem conter apenas factos que sejam do interesse do público
3- A construção apropriada. O que é mais importante deverá estar no início, e o menos importante no fim.
4- Espaçamento adequado
5- Não devem conter erros ortográficos
6- Devem ter sempre o nome e o telefone da pessoa a ser contactada, para que os meios de comunicação possam contactar , caso necessitem de mais informação
7- Devem ter a data do envio do comunicado de imprensa.
8- Devem ter um título que chame a atenção e que seja do interesse do público
Depois de ter construído os seus comunicados de imprensa de acordo com estas regras, envie-os para o maior número possível de publicações dos segmentos de mercado que lhe possam interessar, para os editores de jornais, etc.
Existe muito mais a dizer sobre comunicados de imprensa, que irei abordar em artigos futuros, no entanto o próximo artigo (http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/07/comunicado-imprensa-mais-de-700.html) é um exemplo prático de um comunicado de imprensa, pois com um exemplo prático, fica bem mais simples entender tudo isto.
Muito Obrigada, e podem contar comigo no que eu lhes puder ser útil,
Maria Spínola
http://www.crescimentoempresas.com/
(+351) 91 293 05 19
crescimentoempresas(at)gmail.com
P.S. Envie por email o seu caso, e logo que possível eu irei dar-lhe uma resposta totalmente gratuita, desde que permita que o seu caso seja publicado. ( Mais informações em : http://crescimentoempresas.blogspot.com/2008/10/como-pedir-ajuda-para-o-crescimento-da.html )
P.P.S. Espero que o artigo, que acabou de ler, lhe tenha sido útil de alguma forma, e porque quero compensá-lo pelo tempo que dispensou a ler este artigo, gostaria de oferecer-lhe completamente GRÁTIS um "Diagnóstico: Está a Maximixar os Recursos Existentes na sua Empresa?" que encontra em http://www.crescimentoempresas.com/
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Sobre Você ...
A maioria dos proprietários de uma empresa estão tão envolvidos no dia-a-dia dos seus negócios que acabam por ignorar muitos dos activos e recursos existentes dentro das suas próprias empresas.
Sem se aperceber você pode ter muitos desses "Recursos Activos Escondidos" dentro da sua própria empresa, mas se eles forem aproveitados e optimizados podem produzir um aumento de 25% ou mais nas receitas e lucros para a sua empresa.
Mas o que são esses "Recursos Activos Escondidos"?
Bem, eles podem ser:
- Experiência ou conhecimento específicos
- Baixo desempenho da equipa de vendas
- Publicidade que não produz resultados
- Relacionamento com outras empresas
- Preço médio por unidade de venda
- Prospecção ineficaz de novos clientes
- A localização da sua empresa
- A qualidade dos produtos ou serviços
- Campanhas de Marketing que não funcionam
- Embalagens de produtos e serviços
- Etc. Etc.
Ou então a sua empresa pode estar a cometer os seguintes "erros" de Marketing:
- Imagem publicitária e anúncios ineficazes
- Não faz uso das parcerias estratégicas com outras empresas
- Possui apenas um ou dois pilares de marketing (quando pode ter sete!)
- Não testa as suas campanhas de marketing
- Não possui um plano de marketing
- Etc. Etc.
Se conseguiu identificar algum desses "Recursos Activos Escondidos" na sua empresa, mas não sabe nem tem tempo para os optimizar, nós podemos ajudá-lo a optimizar esses activos, de forma que a sua empresa cresça, sem ter que investir muito dinheiro nem tempo, e sem mudanças drásticas no seu negócio.
Envie o seu caso para o email crescimentoempresas(at)gmail.com e logo que possível eu irei dar-lhe uma resposta totalmente gratuita, desde que permita que o seu caso seja publicado neste blog.
Muito Obrigada, e pode contar comigo no que lhe puder ser útil,
Maria Spínola
(+351) 91 293 05 19
crescimentoempresas(at)gmail.com
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